Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Recanto d' Alandra

O lado mais esotérico do Bem-Estar!

Recanto d' Alandra

O lado mais esotérico do Bem-Estar!

2#- Conselho da Alandra: Pêlos encravados!

18
Mar14

 

 

 

 

Olá estimados leitores! Aqui vai mais um conselho da vossa Alandra para um problema que afecta muita gente, senhoras e alguns homens: os pêlos encravados!

Para o corpo usem um esfoliante corporal, de preferência com grânulos, ou uma esponja vegetal (que poderão encontrar actualmente com facilidade até nos supermercados). Dependendo da sensibilidade da vossa pele, poderão utilizar a esponja a seco ou molhada (eu prefiro utilizá-la a seco, acho ainda mais eficiente, mas como já referi, isso dependerá sobretudo da sensibilidade da vossa pele), já o esfoliante dependerá do modo de uso recomendado, mas para a finalidade que tratamos neste post, aconselho os esfoliantes que possam ser utilizados a seco, antes do banho. Friccionem a esponja ou o esfoliante na área do pêlo encravado, em movimentos circulares. Dependendo de cada caso, se após esfoliarem com a esponja, o pêlo ainda estiver encravado, nada de começarem a esfregar com demasiada força! Esperem no mínimo 24 horas e prossigam a esfoliação da mesma forma. Esse espaço permitirá que a pele não fique sensibilizada por uma esfoliação exagerada, permitindo que esta se recupere e como alguma da obstrução que provoca o encravamento do pêlo, já foi previamente removida com a esfoliação anterior, será mais fácil remover o resto da mesma permitindo então, desencravar o pêlo. Verão que aquele pelinho mais teimoso acabará por desencravar.

No caso do esfoliante corporal, se tiverem necessidade de complementar a esfoliação feita previamente, por causa de algum pelito mais persistente (e volto a lembrar que depende da sensibilidade da vossa pele pois uma exfoliação exagerada pode tornar-se prejudicial e causar lesões na mesma), poderão, depois no vosso banho ou duche, ensaboarem-se com uma esponja esfoliante bem humedecida (para esta ficar mais macia pois a esfoliação mais vigorosa já foi feita anteriormente) com água morna e o gel de banho habitual. Passem-na apenas na(s) área(s) onde pretendem desencravar o(s) pêlo(s), e não a utilizem áreas sensíveis como seios e pescoço.  Não aqueçam demasiado a água do vosso banho ou duche, mesmo que seja Inverno. A água demasiado quente resseca e sensibiliza a pele e neste caso em especial, pode sensibilizá-la ainda mais, pelo que devem, sobretudo nesta situação, utilizar água morna.

Para os pêlos da barba, sugiro que os cavalheiros usem um esfoliante facial, de preferência especifico para a barba, ou colocarem um pouco de creme Nívea na vossa mão (uma quantidade bem consistente para a área em que pretendem aplicar) e misturem a essa porção de creme um pouco de açúcar refinado, friccionando em seguida com movimentos circulares. Retirem depois o excesso com papel absorvente, e enxaguem o restante com água fria ou tépida. Se preferirem remover os pequenos restos de creme, que poderão ter ficado e que até têm a vantagem de formar uma película hidratante, utilizem um sabonete neutro para o efeito. Recomendo a que utilizem esta solução caseira isolada da vossa rotina de barbear, por exemplo, se fazem a barba de manhã, façam isto à noite, para não atrapalhar o vosso barbear e sensibilizar a vossa pele. No caso do esfoliante é só o seguirem o modo de uso.

Para os pêlos da barba, há também produtos específicos para o efeito como o Avène Dermo K, que poderão adquirir na loja Skin. É preciso ter especial atenção a esta área, pois esta é mais sensível, sendo variável a sensibilidade da pele bem como a densidade do pêlo da barba, devendo ter se em conta estes dois aspectos.

  Uma última dica para desencravar os pêlos do corpo é, no banho, com a área do pêlo encravado bem ensaboada, friccionarem-na com uma pedra pomes suavemente, em movimentos circulares.

Espero que estes meus conselhos vos sejam úteis, mas não os usem caso o pêlo(s) encravado(s) se apresente inflamado (foliculite). Nestas situações, devem aconselhar-se com o vosso médico, farmacêutico ou dermatologista!

Um beijinho da vossa Alandra!

 

Foto:Free Digital Photos/Autor:Imagerymajestic

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.