Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Recanto d' Alandra

O lado mais esotérico do Bem-Estar!

Recanto d' Alandra

O lado mais esotérico do Bem-Estar!

Fome Emocional: Conselhos para cada signo

16
Mai20

Free Images : hand, person, creative, abstract, people, girl ...

Olá estimados leitores! Sabemos que estes últimos tempos em pandemia não têm sido fáceis, entre isolamentos e quarentenas e um gradual regresso àquilo a que se chama o "novo normal".

Ora perante este cenário de insegurança, quer a nível de saúde, quer económico e de forma mais ou menos directa, também a nível emocional, devido às regras e limitações a que, esta estranha forma de vida obriga, é natural que as fragilidades ainda se façam sentir. Estas fragilidades manifestam-se de várias formas e uma delas é a fome emocional.

O que é a fome emocional?

A fome emocional é aquela fome que não é fome verdadeira, ou seja, não está relacionada com a sinalização do corpo a avisar que precisa de nutrientes. É uma fome que se manifesta, por interesse em certos alimentos "mais gulosos", caracterizando-se mais correctamente por gula, ou vontade de comer.

Do ponto de vista astrológico, há signos que são mais susceptíveis à fome emocional do que outros, no entanto, todos têm os seus pontos fracos e os seus "gatilhos" que fazem com que esta apareça. Veremos a seguir quais.

Carneiro/Áries

 
 
 
Royalty-free instructor photos free download | Pxfuel

Não é dos signos mais atingidos por ela, sendo até que com uma vida muito ocupada, tendem a comer de menos ou a saltar refeições. O maior erro, contudo, é que com a pressa, tendem a não fazer escolhas muito acertadas, ou a não dar tempo suficiente ao organismo para ouvir os sinais de saciedade e acabando por escolher opções menos saudáveis e/ou demasiado calóricas, como fast food  ou molhos processados. A ter fome emocional, será devido ao facto de se sentir entediado, com pouca actividade e afazeres e por esse facto, "come para se entreter" e porque "está aborrecido".

Dicas: Em vez de descontar o aborrecimento na comida, desconte-o na actividade física! Sim, mesmo em casa não tem desculpas!

Agora, mais do que nunca, existem vários treinos disponíveis na internet e, uma vez que Carneiro gosta de adrenalina e aventura, experimente treinos e movimentos novos!Desvie os móveis e dê socos e chutos no ar (Carneiro aprecia desportos de combate), corra sem sair do lugar, ou faça polichinelos (jumping jacks)agachamentos com salto e burpees. E porque não um treino intervalado de alta intensidade*, ou um circuito que englobe alguns dos movimentos aqui referidos intercalados com alguns exercicios de força como flexões, agachamentos e afundos de triceps? Não se esqueça do aquecimento antes e de um bom alongamento depois, ok?

Quanto à alimentação, para este signo que tem mais apetência por salgados do que por doces, snacks saudáveis e proteícos como ovos cozidos, uma lata de atum em água, queijo cottage, são soluções inteligentes e nutritivas, ou mesmo uma pastilha elástica sem açúcar, com sabor a mentol, mantém a boca ocupada sem acrescentar calorias desnecessárias.

Touro

Este signo sim, já o referimos em vários posts anteriores, é um dos que mais gosta de comida, especialmente os homens. Como bom apreciador de comida que é, naturalmente que em períodos de stress, desconforto e tédio tende a refugiar-se na comida, procurando comida de conforto e guloseimas que lhe transmitam sensações de bem-estar.

Dicas: Faça substituições saudáveis. Incremente os seus snacks mas dentro de opções saudáveis e que ao mesmo tempo não o façam exceder o seu aporte calórico diário. Em vez daquele chocolate calórico e pouco nutritivo, engane a vontade substiuindo-o por uma banana polvilhada com canela, ou pelos chocolates certos  como barras proteícas de sabor chocolate , ou pudins proteícos. Se se sentir preparado para controlar quantidades, quando apertar a vontade de comer doce, tente comer dois quadradinhos de chocolate negro, com mais de 70% de cacau, mas não ultrapasse esta quantidade! Nas refeições principais aumente a quantidade de proteínas do seu prato e não misture dois tipos de carboidratos na mesma refeição (por ex: se tiver arroz e batata, escolha apenas uma das opções e não as duas). Se possível, tente ser criativo e crie versões mais leves das suas comidas de conforto, por exemplo, em pratos com esparguete ou massas experimente escolher as versões integrais, massa de konjac, ou legumes espiralizados.

Por último, duas dicas para quem não está preparado ainda para mudar radicalmente, mas ir começando por colocar pequenos hábitos: experimente incrementar o arroz ou massa tradicionais acrecentando ervilhas, aumentando deste modo a fibra e proteinas da refeição, contribuindo por isso para melhor saciedade e controlando melhor os niveis de glicémia, não aumentando os níveis de insulina e com isso, menos propensão para acumular gordura. A segunda dica: cozinhe o seu esparguete normal, ou arroz, e deixe arrefecer, isso ajudará a que uma parte do amido se transforme em amido resistente, tornando por isso a refeição mais saudável, pela questão do aumento da qualidade de parte do amido, mas atenção, não faz milagres, é apenas um passo para ajudar a uma mudança de pequenos hábitos! Pode usar apenas uma das dicas ou utilizar as duas em simultâneo, à medida que se sentir confortável.

Gémeos

Page 46 | Royalty-free Dance photos free download | Pxfuel

Também não é o mais afectado pela fome emocional, mas quando ocorre, também tende a ser por tédio e aborrecimento. Os homens tendem a ser mais petisqueiros que as senhoras. Mas para este signo é um desafio fácil!

Dicas:

Tal como para Carneiro, o truque da pastilha elástica funciona, mas quando o tédio aparecer, dançar uma música que o inspire, ou fazer um jogo que o divirta, é algo que o absorverá de tal forma que, em menos de nada, a "falsa fome" será passado! Naqueles dias em que fome emocional poderá ser um bocadinho mais persistente, fruta fácil de transportar e comer em qualquer lado como uma maçã, uma pêra, uma banana, são soluções fáceis e rápidas, ou mesmo um iogurte proteíco. Também algumas bebidas isentas de calorias, como um chá ou um Sunlover, que fornece vitaminas e sais minerais em três deliciosos sabores sem 1 caloria a mais! 

Caranguejo

Aqui temos mais um signo com tendência à fome emocional, sendo que para os nativos de Caranguejo, os acessos de gula estão relacionados de forma especial com as emoções, muitas delas associadas a recordações de infância ou memórias do passado. Quando estão emocionalmente em baixo, a comida funciona para eles como um "botão", que os leva de forma automática para aquele lugar, aquela memória do passado onde eles desejariam estar naquele momento. Como se os transportasse do lugar menos bom onde estão no presente, para aquela memória boa do passado.

Dicas:

As mesmas para o signo de Touro, tentando recriar de forma saudável, os pratos que lhes dão bem-estar. Se algo não está bem, antes de se atirarem ao frigorífico, pensem se realmente é fome que sentem, ou se é um desabafo que estão a precisar, duma palavra amiga. Em vez de procurarem "aquele alimento", procurem "aquela música" que terá o mesmo efeito "transportador" da comida ou mesmo superior, ou vão ao vosso álbum de memórias e folheiem-no. Falem com aquela pessoa se tiver de ser!

E para aquele dia mesmo difícil, experimente esta minha receita reconfortante mas mais saudável que as originais, vai sentir-se bem e sem grandes danos para a vossa saúde e bem-estar físico!

Leão

Este signo associa a comida farta e elaborada ao prazer e a uma vida materialmente estável e equilibrada, bem como a bons momentos entre família e amigos, sendo que a fome emocional pode afectar estes nativos, pela falta da socialização com aqueles que mais preza, ou por necessidade de sentir conforto material, por alguma preocupação financeira e/ou de emprego. Ao sentir um prato farto e rico por perto, é como se sentisse mais próximo daquele ambiente de requinte e conforto que necessita, ou recriar aqueles momentos especiais que lhe fazem falta!

Dicas:

Apostem na apresentação dos pratos e nos pormenores nas refeições principais. Por exemplo, em vez daquele empadão de carne pesado que comeu naquela jantarada com os amigos, recrie o empadão usando puré de couve-flor e carne de frango, perú ou peixe e sirva-o naquele serviço que não utiliza habitualmente. Variem os pratos onde colocam a comida.

Tendo necessidade de lanches intermediários ou quando a fome emocional está difícil de lidar, experimentem claras no microondas com ervas aromáticas e salmão fumado. Experimentem uma fatia de ananás assada com canela, ou se ainda não for suficiente acompanhe-a com uma gelatina 0% açúcar. Tornem os vossos snacks exóticos, apelativos, mas baixos em calorias e nutritivos!

Tal como para o signo de Touro recriem versões mais leves daqueles pratos especiais. Querem variações requintadas? Bacalhau à Brás, substituam a batata palha por legumes, em receitas com natas, substituam-nas por natas light, iogurte natural, ou queijo cottage. Poderão ainda no site amigo do blog Recanto D' Alandra, Senhor Tanquinho, encontrar versões saudáveis, de receitas que certamente terão desfrutado em um aniversário, num convívio, ou naquele jantar especial, como por exemplo: Filet Mignon, Arroz Doce, Tiramissú, Ratatouille e ainda, Petit Gateau, pipocas e panquecas! Atrevem-se a experimentar?

Virgem

royalty free anxiety photos free download | Piqsels

Este signo moderadamente afectado pela fome emocional, tem alturas em que a mesma aperta um pouco mais e o gatilho para isso pode ser algo que o deixe nervoso ou preocupado. Mas sendo um signo muito disciplinado no que toca a alimentação e à saúde, sabendo estes nativos ouvir o seu corpo, ignoram essa fome emocional, tendo a consciência de que não é fome verdadeira. É preciso ter em conta que alguns desejos, se forem muito persistentes, poderão, à semelhança da fome verdadeira, serem sinais do corpo avisando da necessidade de um nutriente específico, pelo que, de vez em quando satisfazer um "capricho da gula" fará bem ao corpo e à mente!

Dicas:

Se se sentirem stressados e/ou preocupados, retirem 5 minutinhos do vosso tempo, para fazerem alguns alongamentos que lhes permitirão libertar a tensão do vosso corpo e mente. Experimentem também meditação. Alimentem essa fome emocional, com um chá calmante de camomila, passiflora, ou valeriana. Se tiverem dificuldade em adormecer, experimentem chá de alface! Sim, é extremamente calmante e a vossa noite de sono fica garantida!

Avaliem se o vosso "falso apetite" tende para salgados, para doces, algo macio, ou mais mastigável e crocante e procurem ir à versão mais saudável dessa tendência. E, já sabem, de vez em quando, cedam à tentação, o corpo e a mente agradecem!

Balança/Libra

home remedy, home remedies, natural, aromatherapy, leaf, therapy ...

É um signo muito ligado à estética, especialmente as senhoras, porém tende a descambar quando se encontra emocionalmente frágil, encontrando no sabor da comida, o conforto para aquela angústia e não importando mais nada naquele momento. O que fazer e como resolver?

Dicas:

Substituam a vontade de comer, por um hábito que vos traga igualmente bem-estar, pode ser algo tão simples como experimentar uma nova cor de verniz, fazer aquele penteado que há tanto tempo queriam fazer ou, fazer uma máscara hidratante para a pele! Nestes nativos que tendem a fragilidade renal, convém beber bastante água ao longo do dia, sendo que a fome muitas vezes é confundida com sede. Tal como no signo de Gémeos, acalmem o vosso desejo de doces com um Sunlover que irá hidratar, nutrir o vosso corpo com vitaminas e sais minerais e inclusive tem uma versão com colagénio, essencial para a firmeza da pele e tudo isto sem pesar na vossa linha! Se ainda assim prefere algo mastigável, siga algumas sugestões para o signo de Touro (regido também por Vénus), apostando em barritas, sobremesas proteícas ou dois quadradinhos de chocolate preto com mais de 70% de cacau, mas apenas dois quadradinhos e não a tablete inteira está bem?

Escorpião

 
 
 
people, woman, yoga, mat, meditation, physical, fitness, healthy ...

Não é também facilmente acometido pela fome emocional, mas à semelhança de Virgem esta é causada por gatilhos como alguma preocupação ou conflito e esses dias podem ser verdadeiramente desafiantes. Mas esta situação é muito fácil de resolver.

Dicas:

As mesmas dadas para o signo de Virgem, retirem 5 minutos do vosso dia para alongar o vosso corpo e libertarem as tensões, sentirão até o vosso pensamento mais flexível! Também chás calmantes são uma óptima solução. Sabemos que a imunidade fica comprometida em períodos de stress prolongado, mas isto é especialmente verdade nos nativos ou pessoas com ascendente em Escorpião. Tendo em conta esta situação, incluir snacks inteligentes nos dias de fome emocional ajudará a colmatar este efeito, como por exemplo uma laranja polvilhada com canela, um iogurte proteico com sementes de chia ou polvilhado com pólen de abelha, 1 ou 2 fatias de salmão fumado pelas gorduras boas e por algum aporte vitamina D essencial para o sistema imunitário, um Sunlover pelo seu conteúdo em vitaminas e sais minerais e, porque não, esta receita de Leite Dourado , que além de estimular o sistema imunitário, é anti-inflamatório, estimula o metabolismo, reduz o desejo por doces e ainda promove um sono reparador?

Sagitário

Free Images : man, person, people, farm, fall, male, model, young ...

Para este signo que gosta simplesmente de comer, a fome emocional é algo que os atinge com muita frequência e não são precisos grandes dilemas emocionais para se deixar levar por ela. Pode estar realmente nervoso, triste ou preocupado, mas também estar entendiado e sentir que "não tem nada para fazer".

Dicas:

As mesmas para o signo de Touro que também gosta de comer. Aumentar a saciedade nas refeições principais, apostando em pequenos passos como começar por aumentar a quantidade de proteína no prato e reduzindo um pouco no arroz, na batata ou na massa. Em pratos que levem arroz e batata, escolher apenas uma das opções (se a batata for frita dê preferência ao arroz).

Se sentirem fome entre as refeições e o vosso "falso apetite" for para alimentos salgados, dêem preferência a ovos cozidos, claras feitas no microondas (que poderão incrementar com uma ou duas fatias de fiambre de perú ou frango), uma ou duas fatias de salmão fumado, um queijinho fresco magro ou uma fatia de queijo cottage.

Para apetência por sabores doces, uma banana polvilhada com canela acompanhada de um iogurte proteíco (a banana tem uma textura gulosa e saciante que junto ao iogurte proteico e à canela potencia o sabor e não aumenta repentinamente os níveis de açúcar no sangue), barras, bolachas e snacks proteícos, que vos deixarão com o estômago preenchido e o paladar satisfeito. Com moderação, para aqueles dias mesmo complicados, poderá optar por receitas como a Papa/Mingau Misterioso que é reconfortante e saciante para o estômago, para o paladar e menos calórica que as versões de papa/mingau tradicionais.

Para a variante de homens mais activa deste signo e para as senhoras (porque as nativas de Sagitário gostam de se mexer), os mesmos conselhos para Carneiro, em vez de descarregar o tédio na comida, descarreguem na actividade física. Façam um bom treino intervalado de alta intensidade* fazendo sprints sem sair do lugar em tiros curtos intercalados com intervalos curtos de descanso, ou um treino em circuito com movimentos feitos com o peso do corpo que podem ser feitos em qualquer lugar como flexões de braço, agachamentos ou afundos de triceps. Actualmente, devido ao confinamento, muitos treinadores disponiblizam na Internet, mesmo de forma gratuita, treinos que poderão fazer em casa, eficazes, com pouco espaço e pouco equipamento. Acredite, as possibilidades de se mexer e ficar em forma mesmo com os ginásios fechados são infinitas!

Capricórnio

 
 
 
Goma De mascar | Vaiiniilla! | Flickr

Sendo um signo pragmático e "com os pés assentes na terra" não se deixa derrubar muito facilmente pela fome emocional. Mas como todos os signos tem os seus dias, normalmente causados por problemas relacionados com trabalho e/ou instabilidade material.

Dicas:

Para os dias mais difíceis, os capricornianos poderão optar snacks como fatias de salmão fumado, fatias de fiambre de perú ou frango, uma vez que tendem a paladares mais salgados. Também snacks ricos em cálcio são uma boa aposta para este signo que tende a problemas ósseos, como queijos frescos, cottage ou mini queijinhos light Babybel. Gelatinas sem açúcar, uma peça de fruta, ou barritas proteícas que contenham colagénio na sua composição (pelas necessidades ósseas e de pele deste signo), para satisfazer paladares doces. Também pastilhas elásticas para os momentos de stress, em especial com benefícios adicionais para os dentes como redução de placa e neutralização de ácidos pela fragilidade dentária deste signo, é uma forma eficaz de ultrapassar a fome emocional.

Aquário

Embora mais emocional do que muitas vezes aparenta à primeira vista, Aquário consegue gerir bem as suas emoções. No entanto, muitos homens deste signo são apreciadores de uma mesa farta e naturalmente que esta variante em dias de maior stress tende a descontar na comida. Também poderão fazê-lo por se sentirem aborrecidos devido a um ritmo de vida mais parado e limitado.

Dicas:

Para além das dicas dadas para Touro e Sagitário em especial, para este signo nada como ir directo à raíz da questão ou da preocupação. Se isso não for possível de forma imediata, focar a distracção em desafios mentais como jogos, ler um livro ou ouvir uma música, ajudarão rapidamente a desfocar a atenção na comida. Se existe alguma alteração que altere o ritmo de vida mais intenso a que está habituado, procure mesmo à distância, manter os seus contactos perto e foque-se em tarefas nas quais não tinha tido tempo para se dedicar até ao momento.

Peixes

face, consider, thinking, look at pages, viewing, biscuit, eat ...

Os nativos ou pessoas com ascendente em Peixes, tal como Touro e Sagitário têm prazer na mesa e, emocionalmente frágeis, a comida oferece-lhes especial conforto.

O paladar doce é como se lhes adoçasse os dias em que a vida se apresenta mais amarga, ou como se fosse "um penso rápido" para aquela mágoa que os atormenta. Tendem mesmo a viciar-se nesta solução de "bem-estar imediato".

Dicas:

As mesmas para os signos de Touro e Sagitário, apostando em saciedade nas refeições principais para que a "falsa fome" não apareça. Enganar essas vontades com opções saudáveis como sobremesas ricas em proteina e de baixo valor calórico de açúcares, barritas proteicas, uma peça de fruta como uma maçã, uma pêra ou uma banana e enriqueça-a com um iogurte rico em proteina (pelas razões já anteriormente explicadas para o signo de Sagitário). E ocasionalmente, pode deliciar-se com esta receita de Papa/Mingau para aconchegar o estômago e o paladar naquele dia especialmente difícil, mas por favor não se vicie na comida para resolver os problemas emocionais. Em vez disso desabafe com as pessoas que confia, escreva aquilo que o está a por mal neste momento num caderno, bloco ou diário e tente resolver essa emoção sem se focar em comida. Não interiorize aquilo que o magoa, expresse a sua emoção e lembre-se que embora certos alimentos proporcionem uma sensação de bem-estar imediata, não lhe trarão a solução ao fim da última dentada/garfada/colherada!

 

E, porque apesar de cada signo ser mais ou menos vulnerável à fome emocional e lidar com esta de forma diferente, há dicas que funcionam de forma universal para todos os signos e aqui estão elas:

- Experimente beber um copo de água e aguarde cerca de 15 minutos, muitas vezes a fome é confundida com sede;

- Se tem desejo por determinados alimentos mais gulosos como bolos, chocolates, bolachas ou batatas fritas e salgadinhos e não lhe apetece especialmente, carne ou peixe ou ovos por exemplo, então a fome deverá ser vontade de comer;

-Refiro muito a importância das refeições principais, isto porque se as mesmas forem saciantes, há menos hipótese dos ataques de gula ocorrerem fora de horas;

-O cérebro demora cerca de 20 minutos para registar que o estômago está cheio, por isso, dê tempo suficiente para que o seu estômago e cérebro processem devidamente a refeição, mastigando e desfrutando cada momento da mesma. A sua digestão também lhe agradecerá;

-Se passado pouco tempo após ter terminado a sua refeição sente fome, é porque essa fome poderá ser "gula", ou porque não comeu o suficiente, siga as duas primeiras dicas e, se se tratar mesmo de fome siga a terceira e quarta dicas na refeição principal seguinte.

E são estas as dicas astrológicas e gerais para lidar com a fome emocional.

Continuem a acompanhar o blog e as suas novidades através do Facebook, Instagram, deixem-me a vossa opinião e as vossas dúvidas, nos comentários e/ou nas redes sociais e não se esqueçam de partilhar e permitir que o meu blog inspire mais pessoas!

Para consultas de Tarot, ou Pêndulo, contacte através do e-mail: alandrabeauty@gmail.com ou através do número 968277085.

*Aconselhe-se sempre com um profissional de saúde.

Imagem1: Pxhere

Imagem2: Pxfuel

Imagem3: Pxfuel

Imagem4: Piqsels

Imagem5: Pikist

Imagem6: Pxfuel

Imagem7: Pxhere

Imagem8: Flickr

Imagem9: Pxfuel

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post