Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Recanto d' Alandra

O lado mais esotérico do Bem-Estar!

Recanto d' Alandra

O lado mais esotérico do Bem-Estar!

Leite Dourado (Golden Milk/ Turmeric Latte) a bebida alternativa para o vosso Inverno!

13
Dez19

leite dourado.jpg

 

É um grande sucesso para todos aqueles que estão a par das últimas tendências em alimentação saudável, mas já existe há muito tempo. Na verdade, tem origem numa medicina milenar, a medicina  Ayurvédica, considerada mãe da medicina tradicional chinesa.

Estou a falar do leite dourado, conhecido por diversos nomes como golden milk, tumeric latte ou ainda golden latte.

Esta bebida tem vários benefícios, entre eles desintoxicar o corpo e reduzir a inflamação (causa de diversas doenças), fortalecer o sistema imunitário (sendo muito útil nesta altura do ano para a prevenção de gripes e constipações), aumentar a energia, combater a insónia e, como se isso não bastasse, acelerar o metabolismo fazendo aumentar a temperatura do corpo, ajudando o mesmo a queimar gordura (aliado a uma alimentação que contemple este objectivo).

Existem várias versões desta receita, sendo que a maioria das receitas actuais usam leites vegetais, no entanto, na medicina ayurvédica, as versões levam leite inteiro (gordo) de vaca ou de cabra e de origem biológica, podendo também ser utilizado como alternativa vegetal o leite de coco.

Nos ingredientes existem dois aspectos importantes que são, utilizar uma pitada de pimenta preta e usar sempre um pouco de gordura. Estes fazem com que o princípio activo da curcuma, a curcumina, seja eficazmente absorvido pelo nosso corpo.

Para equilibrar o excesso de calorias do leite gordo e ao mesmo tempo, obter uma quantidade de gordura que permita a absorção da curcumina, utilizei na minha receita leite meio-gordo.

Ingredientes (para uma dose):

- 300ml de leite (à vossa escolha, sendo que se o leite não tiver gordura deverão acrescentar 1 colher de chá de óleo de coco à receita);

-2 colheres de chá de curcuma (açafrão das Índias);

-1 pitada de pimenta preta;

-1/2 colher de chá de canela;

-1/2 colher de chá de cardamomo em grão (préviamente descascado e esmagado por exemplo num almofariz);

-1/2 colher de chá de gengibre em pó;

-1/2 colher de sopa de mel biológico;

Preparação:

Num tacho, colocar o leite, a curcuma e todos os restantes ingredientes. Levar a lume médio mexendo sempre para envolver os ingredientes até que comece a ferver.

Quando começar a ferver, desligar o lume e colocar numa caneca. Beber ainda quente, assim mesmo ou polvilhar com um pouco de pólen de abelha antes de beber que, para além de dar um toque ainda mais doce à bebida (para os mais gulosos), complementa ainda mais as suas propriedades imuno-estimulantes.

É perfeito para ser consumido a meio da tarde, ou antes de dormir, sendo uma alternativa saudável às bebidas mais calóricas de Inverno e que ainda ajuda a prevenir as maleitas desta época. Podem também utilizá-lo antes e após os excessos desta quadra festiva, para ajudar a manter o metabolismo acelerado, prevenindo o ganho excessivo de gordura, ajudar o sistema digestivo e o fígado, desintoxicar o organismo e ajudar a controlar os desejos por doces.

Uma saudável indulgência de Inverno!