Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Recanto d' Alandra

O lado mais esotérico do Bem-Estar!

Recanto d' Alandra

O lado mais esotérico do Bem-Estar!

Signos e excessos de Fim de Ano

30
Dez19
Feux D'Artifice, Réveillon Du Nouvel An

Olá caros leitores! Como vão? O Natal passou mas ainda estamos na quadra das festas, sendo que esta perdura até aos Reis! As gulodices continuam na mesa, sendo que há ainda muitas sobras e tentações.

E sendo que continuamos em clima de festa,  no último post vimos o que tenta cada signo na mesa de Natal e como se comportam. Neste post vamos ver as melhores soluções tendo em conta os "pecados" e excessos cometidos por cada signo!

Carneiro/Aries: O ritmo compensa os excessos

De uma forma geral nestes nativos o prejuízo não é grande, porque embora desfrutem da comida, fazem no de forma moderada, fazendo-o pelo convívio. O seu metabolismo também tende a ser naturalmente acelerado e tendem a ser físicamente activos, fazendo com que os excessos destes dias sejam naturalmente gastos!

Solução: Para eles nada dificil, basta apenas compensar este excesso calorico, com o aumento da actividade física. Se já pratica é só continuar. Se não pratica, comece com uma caminhada vigorosa a passo rápido, ou simplesmente dedique-se àquelas tarefas que tem andado a adiar!

Touro: As senhoras é que sabem!

Resultado de imagem para women workout

Como foi referido no post anterior, as senhoras sabem aproveitar o melhor da comida, sem que isso tenha demasiadas consequências na sua forma. Já os cavalheiros... a história é outra, uma vez que para além de serem muito "bons garfos", tendem a ser sedentários, ao contrário das nativas que são mais activas.

Solução: Cavalheiros de Touro, para não terem demasiadas consequências na vossa boa forma, por favor reservem os excessos para os momentos festivos. Os momentos festivos, entenda-se, são os dias 24, 25 e os dias 31 e 1 e vá lá, um ou outro jantar de Natal de um amigo. Mas isto não é a semana inteira! Nos outros dias em que não há festas ou convívios de Natal, contenham-se e façam uma alimentação mais regrada. Durante os dias de festas ou em que vão ter eventos nesta quadra que sabem que vão exagerar, abasteçam se antes. Se sobrou bacalhau aproveite a Roupa Velha com bastante couve e bróculos. Não tenham receio em saborearem as sobras do Perú e desfrutem de uma boa sopa quentinha. Com o estômago já mais preenchido, a gula taurina ficará mais controlada.

Não é fã de actividade física, mas uma caminhada e uns bons passeios a pé são suficentes para começar. Aproveite e saia com a família e vá ver as iluminações de Natal, não se esquecendo de estacionar o carro mais longe! Tem que se mexer!

Gémeos: Naturalmente activos

Como Carneiro, os nativos de Gémeos para além de não terem gula em demasia, são naturalmente "mexidos". Logo, todo o excesso de energia não é acumulado. Fora das festas não são de grandes "comezainas" e se fizerem algum excesso, é mesmo muito pequeno, provar um bombom ou algo do género. Porém é pouco provável que o façam, porque ainda deverão estar enjoados dos doces de Natal!

Solução: Com uma gula controlada e uma energia a condizer com os excessos calóricos da quadra, as consequências são poucas a assinalar. Mesmo que não estejam inscritos no ginásio não há problema, porque nestes dias estarão a gastar energia a jogar Nintendo Switch Ring (uma consola que obriga a mexer) com as crianças da família que receberam uma pelo Natal, ou a dançar as músicas dos CDs que receberam!

Caranguejo: Ai ai as mantinhas...

Resultado de imagem para sleep in blanket768 × 1024

Caranguejo signo de familia e com tendência a ser caseiro, é dos signos com tendência a "hibernar" durante o Inverno. A este comportamento junta-se a tendência a comer os doces de Natal que sobraram... e fora dos eventos festivos. Especialmente se estiverem emocionalmente carentes e/ou se os doces de Natal tiverem algum vinco emocional familiar, como vimos no último post. No entanto, uma segunda variante de senhoras deste signo, também se preocupa com a forma física, ficando um bocadinho "perdida" e de peso na consciência com os excessos da quadra festiva.

A solução: Não se desmotivem, apenas o que têm que fazer é aproveitar nos dias festivos e, fora deles, voltar a uma alimentação mais equilibrada (veja as sugestões para Touro). Antes de comerem pensem realmente se têm fome, ou se estão a comer porque se sentem carentes ou aborrecidas/os. Contenham-se até aos dias 31 e 1, verão também que assim os paladares das comidas especiais, não se banalizarão. Se as comerem todos os dias e de forma banal, elas perderão essa magia, por isso é que elas são "especiais"!

Como têm tendência a ser caseiros, as tarefas de casa são uma óptima forma de aumentar o gasto calórico. Faça aquela arrumação que tem andado a adiar ou aquela limpeza geral! Para os senhores, cortar a relva, arrumar a garagem ou mesmo lavar o carro e, porque não dividir as tarefas domésticas com a família?

Leão:  Entre a gula e a vaidade

Apesar de ambos os sexos bastante vaidosos, as senhoras tendem a ficar mais pensativas nesta situação no que toca ao aspecto e à imagem corporal. Tendem a questionar se vale a pena continuar com o treino uma vez que já se "espatifaram" no Natal e não têm paciência para manter as rotinas se estas ainda não estão suficientemente enraízadas e se valem a pena.

Solução: Não se desmotive, retome às suas rotinas de treino e de alimentação e tente "ter juízo" entre os dias de festas. Dois dias de festas em cada uma destas duas semanas de festas não terão o impacto que teriam 15 dias seguidos ou mesmo uma semana inteira! Tente manter a consistência, acredite que não vai estragar a sua evolução.

Virgem: Digestão em ressaca

Resultado de imagem para swollen belly

Os nativos deste signo são dos mais moderados em relação aos excessos, seja porque têm como prioridade a boa forma e a saúde ou, se são mais descontraídos em relação a estas questões, é porque o seu sistema digestivo põe logo "travão". 

Solução: O regresso à rotina de alimentação e treino entre os dias festivos é suficiente para compensar os excessos. Se o sistema digestivo está ressentido, algo frequente nestes nativos, os alimentos fermentados, que são ricos em bactérias do bem ajudando a normalizar o intestino, como iogurte, kéfir e chá kombucha (já à venda em supermercados), deverão ser os seus melhores aliados. Também chás como funcho e gengibre reconfortarão o seu estômago.

Balança: Perdida por cem perdida por mil

Tanto as senhoras como os senhores são gulosos, mas as senhoras, mais sensíveis à actuação de Vénus que rege o seu signo, tendem a algum sentimento de culpa e por isso, especialmente se estão no inicio de um programa de perda de peso, pensam logo que deitaram tudo a perder. E o que fazem? Tendem a desistir. Se estão numa fase de manutenção, também o sentimento de culpa as afecta se sentem que exageraram demais, ficando apreensivas. Já os homens deste signo são mais descontraídos nestas questões e se se preocupam com a forma física, voltam normalmente às suas rotinas podendo não ser tão consistentes nesta altura, retomando "mais a sério" só depois das festas acabarem.

Solução: Não seja tão dura consigo própria! Não deitou nada a perder! Lembre-se que tem os dias de intervalo das festas para compensar! Nativa, mantenha-se afastada do seu signo (não se pese na sua balança!)! O número que lá aparecer está alterado, não pela acumulação de gordura (que é o que se teme) e sim pelo peso da comida e dos líquidos retidos pelo excesso de sódio proveniente dos alimentos.

Se treina volte às suas rotinas, podendo colocar pequenos desafios conforme o treino (mais repetições, mais passos, ou mais velocidade), superiores ao que estava habituada antes das festas. Irá notar mellhoras no rendimento e continuará a evoluir. Mas não precisa exagerar está bem?

Escorpião: Aproveitar e compensar tudo no momento certo!

Escorpião entre os dias de festa consegue ter a motivação e, ao mesmo tempo descontração para equilibrar as suas rotinas mas, se entretanto se proporcionar algum evento que volte a fazer com que "se saia da linha", encará-lo-ão sem fundamentalismos!

Solução: Esta forma de estar entre excessos e equilíbrio é bom exemplo para muitos outros signos do Zodíaco! Só terá que ter um pouco de atenção a gerir a sua agenda para que os "resvalamentos" não se tornem demasiados nos dias de intervalo entre as festas!

Sagitário: Depois em Janeiro logo se vê

 
Resultado de imagem para january

Apreciadores dos prazeres da mesa, tanto os senhores como as senhoras, é lhes díficil resistir às sobras, especialmente dos doces. A variante mais activa dos homens e as senhoras mantêm-se fiéis às suas rotinas de treino, já a parte da alimentação é mais difícil. Na variante mais sedentária dos senhores deste signo, a falta de actividade física com a gula constante propicia à acumulação dos excessos, ainda para mais que esta variante de senhores deste signo tende a ser biótipo corporal endomorfo ou seja, estrutura nautralmente larga com muita facilidade em acumular gordura.

Solução: Para os sagitarianos mais gulosos e menos activos, poupe as sobras dos doces para os dias de festa que ainda aí estão (vejam os conselhos para o signo de Touro) e mexa-se mais! Não passe o dia inteiro no sofá, troque o elevador pelas escadas e ande mais a pé. Para as senhoras e para a variante mais activa de homens vá que não vá cometerem um pequeno deslize entre os dias de festa, mas sem exageros!

Capricórnio: Bolo-Rei quando se justifica

Não vivendo para comer e sendo mais comer para viver, entre os dias de festa os capricornianos se dedicam a comer as sobras, no entanto se proporcionar uma ocasião que se justifique como um convívio de Natal, debicarão o que estiver na mesa. Não têm portanto grandes excessos a compensar.

Solução: Tendo esta alimentação regrada não há grandes excessos a compensar, sendo que de uma forma geral estes nativos tendem a ser naturalmente esguios, em especial as senhoras. O conselho que se justifica neste caso será não se esquecerem de serem fisicamente activos, mesmo no ritmo calmo a que estão habituados. Atenção a exercícios de impacto se se estão a inciar na actividade física! Uma boa caminhada será boa para começar.

Aquário: Equilibrar sem pensar muito nisso

São relativamente descontraídos nas questões estéticas, mesmo alguns senhores mais preocupados e também as senhoras. Podem mesmo descurar um pouco o treino até ao final da quadra festiva. Quanto à alimentação, não andam  propriamente obcecados em comer as sobras de Natal mas, se proporcionar e estiverem à mão são capazes de ir comendo às vezes até sem darem conta. Já na variante de senhores que é bom garfo, as desculpas para comer são sempre bem-vindas, já as desculpas para mexer o corpo...

Solução: Para os que se preocupam relativamente com a forma física, convém comer de forma consciente nas ocasiões que se justifiquem a isso. Não sofrendo com excesso de gula isso é um ponto a favor. Está cansado da rotina e a quadra festiva parece uma boa desculpa para fugir ao treino? Nada disso! É só mudar a rotina! Experimente uma modalidade diferente, prepare uma playlist ou treine num cenário diferente. Já para os senhores sedentários seguem os mesmos conselhos para Sagitário e Touro!

Peixes: Ainda estamos nas festas!

Juntando-se aos nativos de Touro, Sagitário e alguns senhores de Aquário, Peixes e neste caso tanto os senhores como as senhoras, estão no pódio dos mais gulosos. Enquanto estiver na mesa, aproveitam podendo facilmente exceder-se durante toda a quadra. É preciso também ter em conta o exagero nas bebidas espirituosas às quais estes nativos são atreitos.

Solução: Vejam os conselhos para os signos referidos acima e deixo ainda mais uma dica que vale para todos estes signos mais gulosos. Se a gula estiver difícil de aguentar ou têm situações entre as festas que desafiam a vossa força de vontade, uma ajuda é tomarem uma colher de chá de Psyllium em pó diluída numa grande caneca ou num grande copo de água, antes do excesso. Atenção: é muito importante não exceder a dose de Psylium e tomar com um grande copo de água cerca de 300ml 400ml de água para uma colher de chá de Psyllium, porque se não for tomado com água suficiente, ou se a dose de Psyllium for numa só toma, superior à de água este pode inchar e bloquear a garganta e o esófago! 

Isto actua de duas formas distintas: uma é o facto de criar um gel no estômago, preenchendo-o e dando por isso a sensação de saciedade, controlando a fome e a gula e a segunda, é que as fibras agem como uma esponja absorvendo as gorduras e o excesso de açúcares e calorias provenientes das gordices fazendo com que estes saiam nas fezes em vez de irem para as reservas adiposas (de gordura).

Mas atenção queridos leitores, isto é um recurso, um apoio, não uma solução para tudo e não devem ultrapassadas 3 doses diárias! Além disso se está tomar medicamentos,  a toma destes deverá ser espaçada entre cerca de 3 horas antes e depois de tomar o Psyllium, para a absorção dos mesmos não seja afectada.

Deixo este post com um link para um blog amigo do Recanto, o Senhor Tanquinho, que tem mais dicas e prova que é possível aproveitar a quadra festiva sem perder a boa forma e ter o melhor dos dois mundos!  São factos baseados em pura ciência e na experiência destes dois bloggers que são um exemplo de superação! Espreitem!

E lembrem-se engorda-se de Janeiro a Dezembro e não de Dezembro a Janeiro!

Boas Festas!

 

Imagem 1: Pixabay

Imagem 2: PxHere

Imagem 3:  Wikimedia Commons

Imagem 4: Wikimedia Commons

Imagem 5: Pexel.com